Algumas aves deste Ano 2012

Bom, já tinha dito que a aposta desta temporada foram os lutinos, renovou-se o plantel, fizeram-se contratações, dispensas, e obtiveram-se resultados interessantes.

Para inicio de linhagem promete, algumas combinações resultaram muito bem.





Muito Bonito e intenso! Ainda não sexei mas é quase certo que é macho!  Tenho mais alguns que prometem este nivel ou até ligeiramente melhor ( e aqui refiro-me ao tamanho, pois em máscara....).




O Lutino não é uma ave das mais fáceis de criar, cruzar dois lutinos dá desastre, dai que se devam trabalhar sempre com portadores.

Eu aposto em Pastelinos e Verdes\ino ( só de primeira geração, sobretudo se forem femeas), e os pastelinos só com garantia de pureza, só trabalho com aves nascidas cá em casa.

Não trabalho os Lutinos com DEC, pessoalmente acho que o resultado não é em nada vantajoso.

Como em todas as mutações, era bom que só saissem aves desta qualidade, não acontece, saiem no máximo 1 ou 2 por ninhada em aves selecionadas, embora confesse já ter tido ninhadas de 5 lutinos todos muito bons (seleção dos reprodutores).

Conhecer os pais e saber o que põem dentro dos ovos é importante para o sucesso, uns aportam intensidade, outros definição, outros tamanho, e alguns excecionais tudo isto.

Os cruzamentos com portadores, apresentam uma taxa de nascimentos de lutinos de 50\50, em anos dificeis podem não nascer muitos, esta época com 10 casais nasceram-me 18 aves Lutinas.

Mas também nasceram portadores espetaculares.......


3 comentários:

  1. boas Pedro,
    olhando para este bicho, nem sei que dizer.
    nunca vi tal intensidade de vermelho!
    parabéns... o gajo é soberbo!

    ResponderEliminar
  2. Viva amigo Pedro, de facto está brutal esta ave, uma intensidade mesmo fora do normal.
    Quintas

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,
    Gostaria de saber se tem pássaros para venda.
    Estou interessado em dois machos violeta ou azul cobalto.
    Agradeço resposta para o meu e-mail: helder-graciano@hotmail.com

    cumprimentos,

    Helder Graciano

    ResponderEliminar