Algumas aves deste Ano 2012

Bom, já tinha dito que a aposta desta temporada foram os lutinos, renovou-se o plantel, fizeram-se contratações, dispensas, e obtiveram-se resultados interessantes.

Para inicio de linhagem promete, algumas combinações resultaram muito bem.





Muito Bonito e intenso! Ainda não sexei mas é quase certo que é macho!  Tenho mais alguns que prometem este nivel ou até ligeiramente melhor ( e aqui refiro-me ao tamanho, pois em máscara....).




O Lutino não é uma ave das mais fáceis de criar, cruzar dois lutinos dá desastre, dai que se devam trabalhar sempre com portadores.

Eu aposto em Pastelinos e Verdes\ino ( só de primeira geração, sobretudo se forem femeas), e os pastelinos só com garantia de pureza, só trabalho com aves nascidas cá em casa.

Não trabalho os Lutinos com DEC, pessoalmente acho que o resultado não é em nada vantajoso.

Como em todas as mutações, era bom que só saissem aves desta qualidade, não acontece, saiem no máximo 1 ou 2 por ninhada em aves selecionadas, embora confesse já ter tido ninhadas de 5 lutinos todos muito bons (seleção dos reprodutores).

Conhecer os pais e saber o que põem dentro dos ovos é importante para o sucesso, uns aportam intensidade, outros definição, outros tamanho, e alguns excecionais tudo isto.

Os cruzamentos com portadores, apresentam uma taxa de nascimentos de lutinos de 50\50, em anos dificeis podem não nascer muitos, esta época com 10 casais nasceram-me 18 aves Lutinas.

Mas também nasceram portadores espetaculares.......


2 comentários:

  1. boas Pedro,
    olhando para este bicho, nem sei que dizer.
    nunca vi tal intensidade de vermelho!
    parabéns... o gajo é soberbo!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,
    Gostaria de saber se tem pássaros para venda.
    Estou interessado em dois machos violeta ou azul cobalto.
    Agradeço resposta para o meu e-mail: helder-graciano@hotmail.com

    cumprimentos,

    Helder Graciano

    ResponderEliminar